quarta-feira, julho 25, 2012

O retorno de Mauro Figueroa a São Desidério



O terno escuro leva um broxe com o brasão peruano. Cabelos grisalhos, dono de uma voz grave e impostada. Sobre uma cadeira atrás de um pedestal, Dr. Mauro Figueroa, considerado o menor advogado do mundo não chama atenção apenas pela estatura de 75 centímetros, ele prende a atenção dos ao ministrar sua palestra motivacional sobre perseverança e força de vontade, e relatos de sua história de vida marcada por perseguição e preconceito.

“Nasci apenas com a cabeça e o tronco. Queriam me matar. Graças ao amor de minha mãe que me protegeu sobrevivi. Não tenho mãos, nem dedos, nem pernas e não fiquei chorando pelos cantos me lamentando. Sempre quis fazer tudo o que as pessoas que não são deficientes fazem. E consegui porque eu quis e por isso me considero um vencedor”.

Promovido pelo governo Peruano, desde os 18 anos ele viaja por diversos países levando uma mensagem de otimismo e coragem. Há cerca de 40 anos ele esteve em São Desidério, muita gente se lembra. “Eu me lembro. Um caminhão parou em frente à biblioteca. Muita gente se reuniu para ver. Ele chamou algumas crianças e fez algumas perguntas”, disse Sizaltina Dourado, moradora do município. “Ele chamou uma vizinha nossa e pediu para ela colocar a linha em uma agulha. Só que ele sem as mãos conseguiu fazer isso primeiro”, falou Irany Santana.



Agora Dr. Mauro Figueroa, retorna a São Desidério para realizar palestras em escolas. Como professor e conferencista internacional, ele é bacharel em direito e ciências pedagógicas formado no Peru sua terra natal. Com o título de “Embaixador da força de vontade”, ele domina três idiomas, português, castelhano e inglês, toca os instrumentos musicais gaita, piano, violão saxofone e flauta e é autor de diversos livros, que abordam temas relacionados ao direito que todos têm à vida e de se autodeterminar livres de qualquer possibilidade de serem vítimas de preconceito.

Ele relembra. “Eu tinha um caminhão e fazia apresentações artísticas em praças públicas. Hoje o meu convênio com o governo peruano é a realização de palestras em escolas, porque eu acredito que a esperança está em cada criança e nos jovens. Por isso precisamos acreditar e ter esperança, querer é poder”, afirmou Figueroa.

Por Ana Lúcia Souza

4 comentários:

  1. eu era ainda criança, mas lembro do show do Mário Figueiroa em Divina pastora, interior de Sergipe, na praça principal, ainda hoje todos lembram daquela noite inesquecível. Fico feliz por saber q o Dr. Mário continua em plena atividade. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Como contratar mauro aki para minha cidade para fazer palestra, rogerio1954@bol.com.br utinga-ba

    ResponderExcluir
  3. quando eu era criança e esse rapaz foi na minha cidade fazer uma palestra o interior do Maranhão nunca vou esquecer seu nome. Lembrei aqui agora e fiz uma pesquisa encontrei esse post

    ResponderExcluir

Dica de Leitura: Amar, verbo intransitivo (Mário de Andrade)

  “As conveniências muitas vezes prolongam a infelicidade”. Em ‘Amar, verbo intransitivo’, embarcamos com Mário de Andrade, em uma obra cara...